Dez políticos querem disputar a sucessão do prefeito Aracely de Paula em 2020. A lista inclui 10 nomes. Mas todos vão disputar? Dizem que sim. Mas é provável que alguns, no meio do caminho — por falta de apoio e recursos financeiros —, desista. A tendência é que passem a apoiar outros candidatos e, em alguns casos, é possível que aceitem o cargo de vice ou negociem uma secretaria no futuro governo.
Os pré-candidatos são: Ana Paula Machado, Deputado Bosco, Emílio Neumann, Sérgio Chaer, Sérgio da Polo, Professor Jales André, Lídia Jordão, Mauro Chaves, Robson Magela e Fabiano Cunha.
Por que tantos candidatos? Primeiro, porque, com a queda da coligação proporcional, todos os partidos foram compelidos a lançar chapa exclusiva de candidatos a vereador. Para fortalecê-la, portanto, precisam de um candidato a prefeito. Segundo, os partidos planejam, a partir das bases eleitorais de 2020, a ampliação de candidaturas consistentes para as disputas proporcional e majoritária de 2022. Sabe-se que, a partir de 2022, alguns partidos, por falta de densidade eleitoral (devido a cláusula de barreira), poderão desaparecer, até porque não terão fundo partidário-eleitoral. Então, o fortalecimento dos partidos começa já na eleição de 2020. Quem sair forte deste pleito tende a estar mais sólido para a batalha de 2022.
O atual Prefeito
O prefeito, Aracely de Paula, que está prestes a encerrar o mandato no final do ano (31.12), ao completar 6 anos à frente do Poder Executivo de Araxá, afirmou que vai passar a faixa de prefeito ao seu sucessor infinitamente melhor do que quando recebeu o município de seu antecessor, e que está consciente de que cumpriu seu dever e o que prometeu a população nas suas campanhas.
O prefeito destacou que sua gestão promoveu profundas transformações estéticas e estruturais na cidade. Aracely deseja que seu sucessor continue melhorando a vida dos araxenses.
Jornal A Voz de Araxá!