A Associação dos Moradores do Barreiro solicitou através da Promotoria de Justiça, onde atuam os curadores da área de saúde, para que a CODEMGE realize o fornecimento de água tratada da COPASA à Fonte Radioativa e aos bebedouros ao redor do Lago Norte no Barreiro.
Motivo
Em 2008 foi ajuizada uma ação civil pública contra a Prefeitura Municipal de Araxá, em que ficou determinado que a Prefeitura fornecesse água potável aos moradores do Barreiro, devido a comprovação do teor elevado da contaminação presente na água consumida por eles. Na mesma ação o Ministério Público solicitou que a COPASA e a CODEMIG instalassem água tratada para moradores e hotéis no Barreiro. A ação foi cumprida em partes e a COPASA instalou água para as casas particulares, AABB e hotel Inn Previdência, ficando de fora a Fonte de água Radioativa, a Fonte Andrade Jr. e os bebedouros do Lago Norte.
Contaminação da água
Em inúmeras análises das águas no Barreiro, que constam nos autos da ação civil pública, a contaminação é alarmante. Uma água totalmente imprópria para o consumo humano, pois, além do teor de bário estar bastante elevado, outros elementos como tório, chumbo e mercúrio também estão presentes e em grandes concentrações.
Responsabilidade
O governo do estado, através da CODEMGE, é o responsável direto pela omissão quanto ao fornecimento de água contaminada aos turistas, atletas e visitantes da área, bem como, por não tomar qualquer medida de recuperação dos poços e do lençol freático, nem efetuar qualquer fiscalização ou cuidado através de análises periódicas, com o intuito de restaurar e proteger o que resta do Complexo Hidromineral.
Jornal A Voz de Araxá – Jornal do Povo!