Uma falta de respeito do Estado de Minas Gerais, permitir que há 150 metros do Grand Hotel do Barreiro em Araxá, MG, funcione sem nenhum problema duas barragens construídas pela antiga Vale, hoje Mosaic Fertilizantes.
Barragens sem a infraestrutura necessária, que em 2012 transbordou e muita lama foi parar de frente ao Grande Hotel. Sabemos que essas barragens não possuem Geomembrana, uma lona de revestimento que evita a infiltração no solo e demais danos. Além de tudo, não existe qualquer tipo de monitoramento nas barragens A e E.
A Associação dos Moradores do Barreiro irá propor uma ação em desfavor do Estado de Minas Gerais e da mineradora Mosaic, para que sejam fechadas essas duas barragens perigosas aos turistas e demais cidadãos araxaenses que ali trabalham e visitam. É necessário preservar o Grande Hotel e demais pontos turísticos no Barreiro.
Não é possível que sejamos tão pacatos a ponto de permitir tamanha aberração e não reagir contra esses desmandos. Contaminaram toda água do Barreiro com bário, chumbo e mercúrio. Desmataram a Cascatinha e permitiram o sucateamento do antigo Hotel Rádio, Fonte Radioativa, Fonte Andrade Júnior e Lago Norte.
Jornal A Voz de Araxá – Jornal do Povo!
Vídeo do transbordamento da Barragem E.