Na madrugada do dia 29 de abril de 2020, a Associação dos Moradores e Ex-moradores do Barreiro e Adjacências mais uma vez foi vítima de vandalismo por parte de criminosos, onde toda a sede foi quebrada novamente, tendo aparelhos eletrônicos quebrados e toda a sua estrutura vandalizada. Foi registrado um boletim de ocorrência pela Policia Militar, de nº 2020_020306332-001.
A associação entrou na mira dos criminosos que são contra a preservação ambiental ao redor do Barreiro. Através do jornal A Voz de Araxá, diversas irregularidades e abusos são levados ao conhecimento da população. O jornal luta há anos pela preservação ambiental do complexo hidromineral e das áreas próximas ao Hotel Radium e da Mata da Cascatinha, e isso tem incomodado os inescrupulosos que querem de todas as formas sugar as riquezas do nosso solo e deixar as ruínas para o povo de Araxá. Vale ressaltar que foi através do A Voz de Araxá e dessa associação, que houve ampla divulgação sobre os danos ambientais e que toda a água do Barreiro está contaminada por elementos radioativos que tornam a água imprópria para o consumo humano.
Lutar pela preservação ambiental local virou caso de polícia. Em 2017 a mineradora Vale Fertilizantes furtou e vandalizou a sede da associação (link da matéria: e nº do processo:).http://www.jornalavozdearaxa.com.br/associacao-do-barreiro-oferece-queixa-crime-contra-vale-fertilizantes-por-furto-e-vandalismo/
Salienta-se que a associação é a legitima proprietária dessa posse, tendo contrato registrado em cartório com antiga Arafértil desde 1992, portanto, qualquer tentativa de deslegitimar sua posse e a retirar de forma arbitrária será resistida.
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=0rIQeXUtggc