No dia 08 de junho de 2020, a mineradora Mosaic Fertlizantes invadiu a área de posse da Associação dos Moradores e Ex Moradores do Barreiro, alegando a necessidade de fazer um aceiro para evitar que queimadas atinjam suas instalações. Foi aberta uma estrada de aproximadamente 1,5 km, com 6 metros de largura, fazendo um grande estrago ambiental na área. Tudo isso sem apresentar qualquer autorização de cunho ambiental, seja do IBAMA ou dos órgãos ambientais estaduais e municipal. Foram derrubadas aproximadamente 100 árvores exóticas e uma árvore nativa.
É necessário frisar que a CODEMGE, antiga CODEMIG, é a proprietária da área e não é competente para autorizar qualquer derrubada de árvore no local.
É importante ressaltar que a Associação sofre perseguição desde 2015, pela Vale, conforme os documentos que comprovam nos autos nº0026107-41.2011.8.13.0040. A área que a Associação possui é localizada na divisa com a mina de fosfato explorada pela Mosaic, cuja lavra é realizada bem próxima à sua sede.
A Associação é ativa na defesa do meio ambiente e denuncia crimes ambientais na região do Barreiro desde 2008, divulgando os laudos da contaminação do lençol freático, poços contaminados, desmatamento na Mata da Cascatinha, as áreas já mineradas que não obtiveram o fechamento de mina até hoje, a barragem que transbordou em 2015 e a água contaminada fornecida para consumo no Lago Norte (antes de ser tratada pela Copasa). Se você, caro leitor, defende o meio ambiente, compartilhe a matéria e ajude a divulgar os absurdos que ocorrem no complexo hidromineral do Barreiro, em Araxá-MG.