Fato registrado pelo Jornal Voz de Araxá, onde foi convidado o repórter Faustinho para acompanhar a mega operação, que foi realizada agora pouco pela Policia Civil de Uberaba com objetivo é combater aos roubos a residências, e tráfico de drogas. De acordo com o Delegado da operação foram detidos 11 suspeitos, três já estavam presos na penitenciária do Município.
O delegado de Policia falou com nossa equipe onde fomos informados que a Polícia Civil de Uberaba, contou com a participação de agentes de Araxá, Belo Horizonte e outro município próximo á Uberaba, que desencadeou na manhã desta terça-feira (16) a Operação ‘Carcará’ para combater aos crimes de roubos a residências, ao combate de tráficos ilícito de drogas e associação criminosa em Bairros da 3ª Delegacia da Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) Olinda. A Policia Civil cumpriu 14 mandados de prisão, e 11 suspeito foram detidas e três que já estavam presos na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira. Nesta manhã também foram apreendidos vários tênis, celulares, camisetas, drogas, materiais para embalar drogas, e outros objetos.
A operação foi realizada com uma mega tarefa de localizar e prender, de acordo com as investigações, “os criminosos sempre agiam da mesma forma, principalmente, nos Bairros São Bento, Olinda e Vila Olímpica. O Delegado Luiz Tortamano, afirmou para o repórter registrou toda operação que terminou as 11hs, e as investigações continuam para identificarmos os demais integrantes da quadrilha”, que reforçou o delegado Luiz Tortamano.
A operação foi comandada pelo delegado-geral de polícia civil, e chefe do Departamento de Polícia Civil, Ramon Bucci, com o delegado regional Francisco Eduardo Gouvêa Motta. Participaram da ação 82 policiais civis, dentre eles 10 da Delegacia Regional de Araxá e quatro de Belo Horizonte, e participação também de policias de Conquista. Foi disponibilizado um helicóptero da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), denominado Carcará de Belo Horizonte que também reforçou a operação. Foram utilizadas 22 viaturas da PCMG.
As investigações foram iniciadas há mais de dois meses, no qual os investigadores, comandados pelos Delegados Luiz Tortamano e Amanda Milliê, fizeram levantamentos sobre a participação de 21 pessoas envolvidas com crimes violentos em Uberaba. Após a identificação dos suspeitos, foram solicitados 14 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram concedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Uberaba, Ricardo Cavalcante Motta.
“O Delegado explicou para nossa equipe que as investigações começaram depois que foi repassado pela Polícia Militar o registro de Boletim de Ocorrência de um roubo em um condomínio fechado. A partir daí a operação começou ser indicar estes elementos como parte de uma organização criminosa, a qual eles chamam de ‘Comando de Tutunas’. O objetivo é tirar de circulação este indivíduos que cometem delitos na cidade”, afirmou o delegado Ramon Bucci.
Por Edmar Fausto