Ao que tudo indica, Araxá terá bons nomes a pré-candidatura ao cargo de deputado para disputar o pleito eleitoral em 2022. Até o momento, a relação é a seguinte:
Para deputado (a) federal temos a Lídia Jordão, o Romário do Picolé e o vice-prefeito Mauro Chaves, para deputado (a) estadual o número de candidatos (as) é maior, temos a vereadora Fernanda Castelha, a vereadora Maristela Dutra, o deputado Bosco, o vereador Dr. Zidane, o professor Jales, o Rodriguinho du Cavaco, o Ronito e o Saul Carneiro.
Lembrando que até o ultimo dia do prazo para o registro da candidatura, o número pode aumentar.
E não podemos esquecer daqueles paraquedistas que vêm de outras cidades e contratam cabos eleitorais aqui, tirando muitos votos de Araxá.
Muita água vai rolar até as convenções partidárias e talvez alguns desses nomes desistam para apoiar aqueles que tiverem mais chance, de acordo com o cenário.
CANDIDATOS PARAQUEDISTAS
Eles voltam há cada quatro anos e começaram a chegar no final de maio, mas a maioria aterrizou em Araxá no início deste mês de dezembro. No jargão da política eles são conhecidos como paraquedistas. São candidatos a deputados, disputando uma cadeira na Câmara Federal e Estadual.
Na maioria das vezes gastam R$ quantias expressivas na contratação de coordenadores de campanhas locais e cabos eleitorais. Também fazem dobradinhas com candidatos nativos a deputado estadual. Como as campanhas a deputados estadual e federal terão mais ou menos sucesso, dependendo do quanto seja investido nelas. E haja dinheiro. Bons candidatos (sim, eles existem) são engolidos pelo poder econômico dos paraquedistas.