A Secretaria Municipal de Ação Social realizou o sorteio dos 50 beneficiários que serão contemplados com o projeto Belo Banho. Também foram sorteados cinco cadastros que ficarão na fila de espera, caso haja desistência ou algum dos sorteados não atenda aos critérios para participar do programa.
A seleção foi eletrônica e aconteceu no auditório da Prefeitura de Araxá. Além do prefeito Robson Magela, também participaram a secretária municipal de Ação Social, Cristiane Gonçalves Pereira, a coordenadora do Setor de Habitação, Alessandra Silva, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, José Humberto Gonçalves.
O projeto Belo Banho, de iniciativa do Setor de Habitação e aprovado via conselho, vai reformar banheiros de idosos em situação de vulnerabilidade social. A proposta vai equipar os cômodos com a instalação de barras de apoio, pisos antiaderente e tudo mais que for preciso de acordo com as normas para um banheiro com acessibilidade.
A secretária Cristiane diz que a proposta surgiu diante da realidade de idosos que frequentemente se acidentam nesses espaços que muitas das vezes não oferecem a devida segurança.
“Para o idoso, que já tem a mobilidade mais restrita, um banheiro com infiltrações, pisos escorregadios, e peças de acabamento soltas, pode se tornar uma verdadeira armadilha. Afinal, estudos apontam que aproximadamente 75% das lesões em idosos acontecem nas suas próprias casas, em quedas que poderiam ser evitadas em ambientes mais seguros”, explica.
O presidente do Conselho do Idoso, José Humberto, comemora o projeto e destaca a sua importância ao proporcionar qualidade de vida para os beneficiados. “É um projeto que tem uma dose de amor. E acho que quando se tem amor, solidariedade e parceria, a gente consegue transformar a realidade de muita gente”, diz.
Para o prefeito Robson Magela, é um projeto que traz dignidade aos idosos mais carentes. “Infelizmente, famílias mais carentes acabam abrindo mão de fazer reformas para arcar com despesas básicas. Ao reformar o banheiro desses idosos, a gente proporciona não somente segurança, como também dignidade a essas famílias”, enfatiza.
A previsão é que as obras nas casas dos contemplados tenham início em até quatro meses, prazo previsto para conclusão do processo licitatório para contratar a empresa que realizará as obras.
Lista dos 50 sorteados
1. Osvaldo Pereira da Silva
2. Maria Lucia de Rezende
3. Olivia de Lourdes O. Patrício
4. Izildinha Francisca de Oliveira David
5. Eva Aparecida Jesus Gouveia
6. Geralda da Conceição de Oliveira
7. Mário José Costa
8. Ademosio Gervásio
9. Waldir Geraldo Rodrigues
10. Antonia Aparecida de Paiva
11. Wandalci Costa Pereira
12. Jerônimo Rodrigues da Silva
13. Isabel Cristina da Silva Martins
14. Maria Bernardo da Silva
15. Maria do Rosário de Faria
16. Denevaldo Inácio Ferreira
17. Maria José de Jesus
18. Rosa Maria Modesto Silva
19. Lúcia de Fátima Alencar
20. Sebastiana Pereira Duarte
21. Olívia Aparecida Cruvinel
22. Maria Conceição de Melo dos Santos
23. João Vicente da Silva
24. Lucia Helena Vaz
25. Sebastião da Luz Celestino
26. Maria Batista Gonçalves
27. Marlene Magalhães de Menezes
28. Maria José de Melo
29. Lázaro Antônio Soares
30. Augusta Gervásio da Silva
31. Ronan de Carvalho Silva
32. Maria Aparecida Barreto
33. Edna Aparecida Velasco
34. Darci Mendes de Freitas
35. Maria Eurípedes de Souza Borges
36. Alda dos Reis Felix
37. Maria das Dores Anastácio
38. Maria de Lourdes Fernandes Pereira
39. Elce Maria da Silva
40. Sonia Lúcia Martins
41. Maria Madalena Gonçalves Elias
42. Ismael Martins Ribeiro
43. Ana Cardoso Ferreira
44. Flora Itelvina Borges
45. Lazara Maria Dornelas
46. Pedro Paulo Juvêncio
47. Maria Martins Araújo
48. Maria Izaura de Melo
49. Joana Darc Ferreira
50. Elenilda Garcia de Oliveira
ASCOM-PMA