O ídolo mundial do rally Carlos Sainz sofreu um grave acidente nesta quinta-feira (07) durante o Island X-Prix I, etapa do campeonato Extreme E realizada na Sardenha, na Itália. Apesar da gravidade do impacto, que fez o veículo capotar várias vezes, o piloto saiu do veículo com as próprias pernas.
O acidente chegou a interromper a primeira bateria da prova: a segunda etapa ocorrerá neste domingo 10 Julho as 08:00 com transmissões para o Brasil pela Globo SporTV3, ESPN4 e StarPlus. Após passar por rigoroso controle médico, Carlos Sainz foi liberado para os treinos qualificatórios que recomeçam hoje na Itália.
Nióbio salva Carlos Sainz e Emma Gilmour
Ambos os pilotos foram protegidos pela sólida estrutura dos veículos da Extreme E. Ela é confeccionada com aço de altíssima resistência com Nióbio, elemento que consegue conciliar baixo peso e alta resistência. O material é utilizado no chassi e na gaiola de proteção de todos os carros da categoria.
Araxá lidera a produção mundial de Nióbio: a CBMM é responsável pelo desenvolvimento e fornecimento dessa tecnologia aplicada nos carros da Extreme E.
Sobre a Extreme E
Trata-se de uma categoria internacional disputada com SUVs de propulsão totalmente elétrica. Criada em 2021, a competição reúne, atualmente, por 10 equipes, cada qual com um carro e uma dupla de pilotos, formada necessariamente por um homem e uma mulher.