A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Araxá inicia a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na zona rural entre os dias 16 e 31 de agosto e, em seguida, a ação acontece no perímetro urbano, entre os dias 12 e 17 de setembro. A vacinação abrange cães e gatos e é realizada anualmente.
A raiva é uma doença que mata, tanto o animal quanto o ser humano, e não tem cura. Portanto, a melhor prevenção é a vacina. A doença é transmitida principalmente por mordidas, além de lambidas, unhadas e arranhões de animais doentes. No Brasil foram registrados cinco óbitos humanos por raiva em 2022 até o momento, quatro deles em Minas Gerais. Em Araxá, não há registro de casos positivos.
Para receber o imunizante, o animal deve ter mais de 3 meses de vida e estar em boas condições de saúde. Não há contraindicação para animais gestantes e lactantes. Os animais que estão recebendo a dose no primeiro ano de vida precisam tomar a dose de reforço 21 dias após a primeira aplicação. A meta para 2022 é que 16.319 animais sejam vacinados.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, destaca a importância da campanha na cidade. “A Administração Municipal vem a cada dia dando mais atenção à causa animal. Pedimos à população que se conscientize e leve seu cão ou gato para se vacinar, ação de extrema importância”, afirma.
O cronograma do perímetro urbano com locais e datas será divulgado em breve nas mídias digitais da Prefeitura de Araxá.