A CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, realizou na noite dessa segunda-feira (13/11) a entrega do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2023. A cerimônia aconteceu em Belo Horizonte, na Sala Minas Gerais, e contou com uma emocionante apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, parceira há mais de 10 anos da Companhia.
O Prêmio CBMM tem como objetivo reconhecer profissionais brasileiros que, por meio de suas pesquisas e descobertas, abrem portas para transformações no Brasil e no mundo. Em sua 5ª edição, condecorou os dois renomados cientistas brasileiros, Wanderley de Souza e Nivio Ziviani.
Para o CEO da CBMM, Ricardo Lima, os homenageados da noite são inspirações que, por meio de suas trajetórias singulares de dedicação à pesquisa, transformam o presente e moldam o futuro. “A CBMM sempre valorizou e fomentou a educação, a ciência e a tecnologia, porque sem esses elementos nossa empresa não existiria, mas para além disso, porque acreditamos que esses pilares realmente são capazes de transformar vidas, nossa sociedade e nosso país”, ressaltou Lima.
Ricardo Lima entrega premio a Wanderley de Souza
Doutor em Biofísica, o médico, professor e pesquisador Wanderley de Souza foi o vencedor na categoria Ciência. Com mais de 50 anos de uma carreira dedicada à pesquisa, Souza contribui nos campos da Biologia Celular e da Parasitologia, sobretudo aos protozoários intracelulares responsáveis por enfermidades como Chagas, leishmanioses e toxoplasmose, bem como os causadores de doenças como a giardíase humana e a tricomoníase humana e animal.
Leia Também: 778 vagas de emprego no Sine Araxá nesta quarta-feira