Intervenções na rua Imbiaçá vão garantir melhorias aos bairros Vila São Pedro, Vila Rica e parte da região Central
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou, na última terça-feira (12/11), em Araxá, as obras para substituição de 102 metros de redes coletoras na rua Imbiaçá. As intervenções beneficiarão cerca de 700 moradores dos bairros Vila São Pedro, Vila Rica e parte da região Central. A previsão é que os serviços, avaliados em R$ 80 mil, sejam concluídos até o fim de novembro.
A substituição da tubulação visa eliminar extravasamentos e refluxos (retorno do esgoto para o interior dos imóveis) ocorridos nessa região, melhorando a prestação de serviços de esgotamento sanitário na cidade. Além disso, também serão construídos outros dois poços de visita (PVs – pontos de acesso às redes subterrâneas de esgoto).
Leandro Cruz, gerente regional da Copasa, explicou o andamento do projeto. “A fim de minimizar os impactos para a população e evitar que um trecho extenso fique impedido por muito tempo, as obras estão sendo feitas por etapas. Fechamos um quarteirão de manhã e o liberamos à noite”, detalhou.
Até o momento, 6 metros de redes já foram substituídos. As recomposições asfálticas serão executadas à medida que as etapas da obra forem concluídas, desde que não ocorra chuva, já que a umidade atrapalha a correta fixação da massa asfáltica utilizada na recomposição do pavimento, e por essa razão, é necessário esperar até que o solo esteja seco o suficiente para não comprometer a qualidade do trabalho.
Apesar dos esforços da Companhia, para eliminar refluxos e extravasamentos, a ajuda da população é fundamental. Para evitar esse tipo de problema, é importante não canalizar a água da chuva para as redes coletoras, não lançar lixo nos vasos sanitários e não descartar óleo e restos de comida nos ralos das pias. Quando as redes coletoras são utilizadas corretamente, o esgoto chega até a Estação de Tratamento (ETE) e, com isso, sociedade, economia e meio ambiente são beneficiados.