Comerciante aposentado, ex-vereador, ex-secretário Municipal de Bem-Estar Social, ex-presidente da Liga Araxaense de Desportos e ex-rotariano
“Eu nasci na cidade de Nova Lima, e Araxá me abraçou no ano de 1951, quando tinha 25 anos e trabalhava como representante comercial para laboratórios de medicamentos. Araxá é minha cidade de coração. Já na minha chegada, conheci minha esposa Marlene Tormin, lá no tradicional ‘Vai e Vem’ da Rua Boa Vista. Fui hóspede da Pensão Tormin, que era da família da minha esposa, e com a morte de meu sogro, nós assumimos, em 1967, o comando da Pensão Tormin até o seu fechamento, cerca de dois anos atrás. Ingressei na política local ainda jovem e me elegi vereador no ano de 1962, sendo parlamentar até 1988.
No início da vereança, a gente não tinha salário. Naquele tempo, o vereador era um cidadão que doava seu tempo, serviço, trabalho em prol das ações e projetos para a coletividade. Hoje sou o ex-vereador da Câmara Municipal de Araxá mais antigo. Nesses 150 anos de Araxá, a gente recorda de muita coisa boa e também de serviços e trabalhos que desenvolvemos para o social do município. Por gostar de esporte, fui presidente da Liga Araxaense de Desportos por sete anos. Já a Pensão Tormin é parte especial na minha vida e também na história recente de Araxá.
A Pensão Tormin era um lugar tradicional na hospedaria de Araxá. Ali artistas, políticos, viajantes e gente de toda parte do Brasil ficaram hospedados. Além do pouso, nós também oferecíamos almoço, jantar e café da manhã. Naquele casarão do início do século XIX, passei, ao lado da minha família, boa parte da minha vida. Foi de lá qu
e tirei o sustento deles, criei e eduquei todos os seis filhos. Hoje, na data em que Araxá completa 150 anos de vida, a gente tem muito orgulho de falar que mora nesta terra. E quando a gente atua na vida pública e age com honestidade, respeito e trabalha para o bem, só colhemos coisas boas. Em Araxá, fiz muitos amigos e pude ajudar muitas pessoas como comerciante e homem público. Jamais imaginei que em Araxá poderia encontrar tanto carinho, respeito e apoio. Sou muito grato a essa cidade e sua gente. Parabéns, Araxá, pelos 150 anos de história e hospitalidade.” Seu Jairo foi casado com dona Marlene e teve os filhos.
Mãe e filhos
Mãe : Marlene Tormin Brito.
Filha: Rosângela Salete Brito Evangelista
Filho: Rogério Tormin Brito
Filho: Hamilton Tormin Brito
Filho: Roberto Tormin Brito
Filha: Fátima Maria Tormin Brito L. Lara
Filho: Helvécio Tormin Brito
[Rosângela Salete Brito Evangelista Na época da reportagem da Revista Araxá de dezembro de 2015, Jairo tinha 85 anos. Ele faleceu em outubro de 2019, aos 89 anos.