O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi implantado em Araxá no ano de 2021, pela Lei de criação 7594 de 26 de agosto de 2021.
O CMDM é composto por 10 representantes titulares e 10 suplentes sendo 05 titulares e seus suplentes indicados pelo Poder Público e 05 titulares e suplentes escolhidos por meio de um Fórum representando a Sociedade Civil. Compete ao CMDM indicar diretrizes e propor políticas públicas assegurando a defesa e os direitos da mulher no Município de Araxá.
O CMDM faz parte da rede de proteção e prevenção à violência contra a mulher. Atualmente a presidente do CMDM é a Sra Leany Maria Pires Tupinambá. A presidência alterna a cada 02 anos. A próxima gestão, que mudará no próximo ano, será de uma representante da Sociedade Civil. As reuniões ordinárias do CMDM acontecem mensalmente na primeira sexta feira de cada mês. As reuniões são abertas a população e todo ato do Conselho é publicado no Diário Oficial do Município.
De acordo com a presidente Leany Tupinambá, “ o Conselho é uma ferramenta muito importante na concepção de ações e políticas públicas, voltadas para defender e proteger as mulheres”. Hoje de acordo com dados, as grandes demandas em relação a mulher araxaense, são a violência doméstica e a saúde mental.
Leany também conta que, “ é muito importante que a população em geral tenha conhecimento e saiba da existência do Conselho “.
Finalizando a presidente do CMDM de Araxá, destacou o evento que vai ser realizado no dia 25 de março, a partir das 13:30 horas no auditório da ACIA de Araxá. “ Teremos em alusão ao mês da mulher, nesse dia, a Primeira Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Momento importante na construção de Políticas Públicas voltadas para a Promoção e Garantia dos Direitos das Mulheres, neste dia levantaremos propostas a serem apresentadas nas etapas das seguintes conferências;
Etapa Regional a partir de maio
Etapa Estadual a partir de agosto
Etapa Nacional a partir de setembro
TEMA DA CONFERÊNCIA: Democracia e Igualdade
EIXOS; 01- IGUALDADE NO MUNDO DO TRABALHO E ACESSO À FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO
02- ENFRENTAMENTO DE TODAS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES