Estudo mostra que Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo
Uma pesquisa realizada em 33 países pela global Ipsos, Perils of Perception (Perigos da Percepção) avalia os problemas e as características de cada um deles. No Brasil, o estudo revelou, entre outros pontos, que o país é o terceiro país mais ignorante do mundo.
Os responsáveis pela pesquisa explicam que entre todos os países estudados, o Brasil se sobressai como um dos mais desinformados. Os envolvidos nos estudos dizem que encontraram grande dificuldade em relação à definição de dados demográficos básicos, como o percentual de população rural e o percentual de pessoas de menos de 14 anos.
Baseada nas distorções de percepção a Ipsos organizou o “Índice de ignorância”, mostrado na tabela abaixo. México e Índia recebem a duvidosa honra de serem os mais imprecisos em suas percepções sobre estas questões, enquanto os sul-coreanos são os mais precisos – seguidos pelos irlandeses. Existem alguns padrões regionais nesta tabela – por exemplo, países da América Latina tendem a ser mais imprecisos, e europeu e norte-americanos mais precisos – mas isto esconde diferenças individuais, e não é todo o contexto. Nova Zelândia, por exemplo, é o menos preciso dos países desenvolvidos (entre os cinco mais “ignorante” com completando o ranking com Brasil e Peru, além de México e Índia já citados), enquanto a China está no top 5 mais precisos.
Fonte:www.otempo.com.br