Nesta quinta-feira (09/06) funcionários da Vale Fertilizantes de Araxá, à mando da diretoria da mineradora, invadiram a Associação dos Moradores e Ex Moradores do Barreiro e furtaram a caixa d’água que fornecia água ao setor e destruíram parte das plantações e da sede.
A ação da mineradora é um ato de coação contra o Presidente da associação a fim de que desocupe a área que é de posse da entidade desde 1992, como prova-se em documentos que se encontram em processo na comarca local.
Já é sabido que a mineradora cortou o fornecimento da água que também é de sua responsabilidade, como consta documentado em contrato firmado em 1992 da antiga Arafértil com a associação.
A empresa tem interesse na área ocupada pela entidade e não se dispõe a esperar os trâmites processuais para uma desocupação justa e devidamente indenizada, usando de meios tiranos e passando por cima de direitos fundamentais afrontando a dignidade de quem mantém a posse há décadas.
Como mostram as fotos, os itens furtados se encontram no escritório da mina da Vale Fertilizantes, as imagens tiradas pelo Presidente comprovam a inidoneidade e abuso da mineradora que tanto explora Araxá.
Ressalta-se que a Vale Fertilizantes não possui mandado judicial para qualquer ação realizada contra a Associação, e que em 2011 foi ajuizada uma ação de usucapião, que está tramitando e que contém provas da mantença da posse. A caixa d’água é também objeto da ação e o presidente da associação nos relatou que há a possibilidade de que o furto tenha também o objetivo de atrapalhar o processo, sendo que é sabido o impasse que há entre CODEMIG e Vale no que se refere à área possuída pela entidade, que por motivo desconhecido a estatal não quer indenizar.
Foi lavrado o Boletim de Ocorrência dos crimes cometidos pela mineradora para as devidas providências. Espera-se justiça, e que Araxá mostre à Vale e CODEMIG que nenhuma empresa está acima das leis e do ser humano.
Jornal A Voz de Araxá.