Realidade: Prefeitura de Araxá dá início às obras da Escola Alice Moura
A expectativa da Prefeitura é de entregar a Escola à comunidade em sete meses. Depois de 50 anos funcionando em vários locais, a Alice Moura ganha sede própria e poderá abrigar, a partir de 2018, cerca de 1.080 alunos.
Canteiro de obras cheio de profissionais, terreno começando a ganhar forma e a expectativa de mais um avanço em prol da educação municipal. Esta é a realidade da obra da sede própria da Escola Municipal Alice Moura, iniciada nesta semana no bairro Vila Silvéria, em Araxá. A instituição completa 50 anos em 2017. De acordo com o projeto arquitetônico, a área total de 4.666 metros quadrados deverá abrigar 360 alunos por turno, com funcionamento matutino, vespertino e noturno.
O empreendimento foi orçado em R$ 4.387.890,27 – sendo R$ 2 milhões por parte da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e o restante de responsabilidade da Prefeitura. A execução é feita pela empresa Logus Engenharia e Construções Ltda., vencedora da licitação. A conclusão está prevista para sete meses.
Uma das quatro responsáveis técnicas, a engenheira Fabíola Eledian afirma que a limpeza do terreno já foi concluída. Na atual fase, a obra tem em andamento o serviço de terraplanagem, execução do isolamento do canteiro de obras e marcação dos pontos de escavação – prevista para iniciar ainda na primeira quinzena do mês. Um ponto de destaque é a seleção de mão de obra local, com possibilidade de oferecer até 100 empregos diretos.
“A escola será construída em dois pavimentos, abrigando quadra poliesportiva, área verde, salas de aulas, área de carga e descarga, passeio construído com piso intertravado, estacionamento, cobertura metálicas. Estamos trabalhando com o prazo de execução de sete meses, mas pretendemos entregar antes. Para isso, iniciamos com mão de obra de 30 profissionais locais, entre serventes, pedreiros, carpinteiros e armadores. Temos a previsão de expandir esse quadro em até 100 funcionários diretamente trabalhando na obra”, detalha a engenheira.
Para o prefeito, construir uma sede própria para abrigar a Escola Alice Moura, é manter a tradição de uma instituição que tem história muito singular na educação da cidade. “Uma sede própria para que ela continue a educar, esse é o significado maior que denominamos ao Alice Moura. O projeto elaborado pela nossa equipe é um referencial arquitetônico que enriquecerá o local, bastante esquecido em Araxá, o bairro Vila Silvéria. Após o Alice Moura, estaremos construindo também o Cemei Dom Pixote e uma praça, restaurando toda aquela região. Uma homenagem nossa para a região altamente promissora com essas construções que darão um contexto novo na vida de todos os moradores”, avalia o prefeito.
A secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, conta que a Escola Alice Moura já passou por cinco sedes diferentes e comemorou a conquista da sede própria para toda a comunidade escolar. “A escola é tradicional na nossa cidade, com alto nível do Ideb em Araxá e com a sede própria poderá atender mais alunos. Sempre havia esse questionamento do motivo de não ter uma sede própria para o Alice Moura. Quando a escola teve que deixar o Sesc, o prefeito Aracely de Paula garantiu aos pais que iria construir essa sede própria”, destaca a secretária Gessy.