Há pouco menos de um ano para a eleição de 2018, o governador Fernando Pimentel (PT) lidera a corrida para o governo de Minas Gerais, de acordo com novo levantamento feito junto ao eleitorado mineiro pelo instituto Paraná Pesquisas.
Em um cenário traçado hipoteticamente pelos pesquisadores, no qual Pimentel seria candidato à reeleição, o governador petista teria 24,4% dos votos.
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), é o segundo colocado, com 18,8%. Em terceiro lugar, aparece o senador Aécio Neves (PSDB), com 13,1%, seguido pelo ex-prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB), com 8,5%.
O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) é o quinto colocado com 5,6% e o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro (PP), com 4,8%, é o sexto.
Dois não-políticos, os empresários Romeu Zema e Robson Andrade, este último presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aparecem como lanternas na simulação, respectivamente, com 1,7% e 1,5%, das preferências.
Brancos, nulos ou indecisos somaram 5%, enquanto 16,6% dos entrevistados disseram que não escolheriam nenhum dos candidatos mencionados.
Sem Kalil, Pimentel dispara
Em outro cenário testado, sem o prefeito Alexandre Kalil, Pimentel dispara e vai a 31,1% das intenções de voto.
O segundo lugar nessa simulação, aparece bem atrás do governador petista. Ele passa a ser ocupado por Marcio Lacerda, com 11,6%, seguido por Rodrigo Pacheco, com 6,8%.
Convicção
O instituto paranaense quis saber também se os entrevistados pretendem votar por suas convicções políticas ou fazer um voto de protesto.
Nesse quesito, 61,2% afirmaram que pretendem votar de acordo com suas convicções políticas, enquanto 32% disseram que pretendem protestar. Outros 6,8% não opinaram ou não souberam dizer.
A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (9) pela Record TV Minas, foi feita entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro. A Paraná Pesquisas entrevistou 1.507 eleitores, em 70 municípios mineiros. O grau de confiança do levantamento é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.
Confira o quadro simulado para governador de Minas Gerais (*):
Cenário 1
Fernando Pimentel – 24,4%
Alexandre Kalil – 18,8%
Aécio Neves – 13,1%
Márcio Lacerda – 8,5%
Rodrigo Pacheco – 5,6%
Dinis Pinheiro – 4,8%
Romeu Zema – 1,7%
Robson Andrade – 1,5%
Não sabe – 5%
Nenhum – 16,6%
Governo MG – Cenário 2
Fernando Pimentel – 31,1%
Márcio Lacerda – 11,6%
Rodrigo Pacheco – 6,8%
Dinis Pinheiro – 5,9%
Paulo Abi-Ackel – 4,2%
Fuadi Jorge Nomam Filho – 2,5%
Robson Andrade – 2,4%
Romeu Zema – 2,3%
Não sabe – 5,7%
Nenhum – 27,7%
(*) Fonte: Paraná Pesquisas