No ultimo sábado, 04 de maio, a nossa reportagem esteve na Mata da Cascatinha no Barreiro, onde foi constatado um grande corte de árvores realizado pela empresa Mosaic Fertilizantes. Foram mais de 200 árvores derrubadas, incluindo espécies nativas que foram plantadas em 1984 como medida compensatória pelo desmatamento e rebaixamento do lençol freático causados pela antiga Arafértil.
Imediatamente acionamos a polícia do meio ambiente e solicitamos que fosse lavrado um boletim de ocorrência descrevendo o desmatamento, para as devidas providências contra a empresa responsável pelo corte e também contra o instituto ambiental pelego que autorizou esse crime contra o pouco de mata nativa que resta no Barreiro.
Vale ressaltar que a Mosaic cometeu tal barbaridade com a desculpa realizar contenção de barragem. A empresa prefere cortar mais de 200 árvores que desativar uma barragem.
A denúncia será encaminhada ao Ministério Público Estadual para que o fato seja apurado com rigor e esses crimes ambientais não ocorram mais em Araxá.
“Partimos do princípio básico de que toda árvore é um bem público, logo que ela não pertence a um único indivíduo e sim a toda a população, assim como a água. Exatamente por isso que não se pode simplesmente cortar ou retirar uma árvore, mesmo que ela esteja dentro de uma propriedade particular.”
Jornal A Voz de Araxá – Jornal do Povo!
Vídeo: