Diplomada em Pedagogia em 1974 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino de Uberaba, Elisa foi professora e orientadora educacional por vários anos. Exerceu o magistério na rede estadual de ensino. Vice-diretora em duas escolas: Escola de Minas Gerais, atual CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) e Escola Estadual Vasco Santos.
Todavia o destino lhe reservava uma carreira política vitoriosa, à qual ela se dedicou inteiramente. Vereadora por três mandatos, foi Secretária de Mesa e, pelo período de dois anos, exerceu a Presidência da Câmara (1983/1984).
Como Presidente, viabilizou a autonomia financeira e administrativa da Câmara Municipal, dotando-a de prédio próprio e estrutura funcional independente do Executivo.
Na administração Waldir Benevides de Ávila foi Vice-Prefeita e ocupou, ainda, o cargo de Secretária Municipal do Bem-Estar Social (1989/1990).
Elegeu-se Deputada Estadual (1991/1995). Excelente oradora, Elisa teve uma atuação brilhante na política. Vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Vice-Presidente da Comissão de Redação e suplente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Turismo e Lazer, na Assembleia Legislativa.
Filiada ao PRS, pertenceu à ARENA, ao PDS, ao PFL e ao PMDB.
Ser humano de extraordinário valor, Elisa preocupava-se com os menos favorecidos e tinha sempre um sorriso largo e bonito para quem dela se aproximasse.
Católica fervorosa, sentia devoção especial por Santa Terezinha do Menino Jesus.
Nasceu em Araxá/MG no dia 15 de janeiro de 1949.
Filha de Antônio Alves da Costa e de Rita Dias Costa.
Não se casou e não teve filhos.
Faleceu no dia 12 de junho de 2005.