Conforme o monitoramento do governo, as barragens recebem uma classificação de 1 a 3 pela relação entre combinação de risco de rompimento e dano potencial associado.
A mentirosa empresa Mosaic foi desmascarada nesta semana quando foi obrigada a instalar sirenes ao redor de suas barragens, que correm sérios riscos de rompimento. Precisamos falar em linguagem popular e expor os riscos, pois, se essas barragens romperem em Araxá, o meio ambiente será ainda mais degradado, lençol freático e rios contaminados, além de uma série de outros danos irreversíveis poderá ocorrer.
Vídeo:
Situação de emergência
No dia 22 de fevereiro, a Mosaic Fertilizantes declarou situação de emergência na barragem de rejeitos B1/B4 do Complexo Mineroquímico de Araxá. A situação foi classificada como nível 1 e o PAEBM foi acionado.
De acordo com uma portaria publicada em 17 de maio de 2017 pela Agência Nacional de Mineração (ANM), sobre a segurança de barragens, a classificação nível 1 detecta uma anomalia que resulta em uma situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura.
Jornal A Voz de Araxá – Jornal do Povo!