O forte calor que atua sobre o estado, combinado com o avanço de uma frente fria pela região Sudeste, deixará o tempo instável com possibilidades de chuvas nos próximos dias em Minas. A previsão é do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge).
Segundo Heriberto dos Anjos, meteorologista doInstituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), na grande Belo Horizonte o aumento da nebulosidade já pode ser notado a partir desta sexta-feira (4/10), com possibilidade de chuvas especialmente entre o período desta tarde e a noite e também ao longo do sábado.
A quinta-feira (3/10) registrou as maiores temperaturas do ano em Minas. Os termômetros bateram 41,2º C em Unaí e São Romão. Belo Horizonte também teve seu recorde de 2024, com 36,2°C durante a tarde.
O calor deve continuar, mas as temperaturas tendem a ser mais amenas. “Teremos um ligeiro declínio na temperatura. O sábado deve ficar na casa dos 30°C na capital mineira”, detalha Heriberto.
Próximas semanas
Segundo a projeção do Simge, até o início da próxima semana há possibilidade de chuvas, inclusive de intensidade moderada a forte, em grande parte do estado. São esperadas precipitações em forma de pancadas, com raios e rajadas de vento, não sendo descartada até mesmo a ocorrência de granizo.
“Teremos uma semana bastante típica de primavera, com um tempo bastante instável, calor e chuvas. E isso deve se manter, até o final da semana subsequente, quando são esperadas chuvas abundantes em grande parte do estado de Minas Gerais”, avalia Heriberto.
Os prognósticos elaborados pelo Simge podem ser acessados diariamente por meio doneste link.