O crescimento desordenado de bairros e novos empreendimentos imobiliários são apontados como uma das principais causas dos danos ambientais em Araxá-MG. No bairro Santo Antônio, ao final da Rua Terêncio Pereira, na divisa com bairro Mangabeiras está localizado o condomínio Vila das Artes, que vem dando muita dor de cabeça aos moradores locais.
Vídeo 01:
O líder comunitário Maycon falou com nossa reportagem sobre o assunto e mostrou-se muito preocupado com o futuro das nascentes do local e também com as áreas ambientais que estão no caminho dessa nova avenida. Parte da avenida está pronta, entretanto, para dar continuidade à execução será destruída uma área de preservação ambiental.
A avenida dará acesso ao condomínio Vila das Artes, ligando o bairro Santo Antônio, Centro e o condomínio. Maycon afirma que o projeto original da avenida ligaria o condomínio Vila das Artes ao bairro Parque das Flores, cujo impacto ambiental seria inferior ao projeto atual. “Esperamos que o IPDSA e o CODEMA não permitam que essa avenida seja aberta nessa localidade”, diz Maycon.
A matéria verifica a expansão do número de novos loteamentos, avenidas e condomínios na cidade e, consequentemente, a relação com o aumento dos impactos ambientais decorrentes.
O grande número desses impactos que ocorrem em razão de empreendimentos que não observam as diretrizes ambientais, não podem ofuscar àqueles que promovem a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social. A responsabilidade ambiental é uma maneira de contribuir para o desenvolvimento sustentável, conciliando os impactos positivos e os negativos que, naturalmente, ocorrem durante a construção desses empreendimentos.
Vídeo 02: