Equipes comerciais e operacionais também esclareceram as principais dúvidas sobre prestação de serviços
Pautada pela ética, transparência e respeito ao cliente, a Copasa considera de suma importância o bom relacionamento com os veículos de comunicação e a proximidade com os clientes. E para falar sobre os investimentos feitos em Araxá, entre outros temas referentes à prestação de serviços, a empresa promoveu, na manhã desta sexta-feira (25/11), a primeira edição do “Café com a Imprensa” na terra da Dona da Beja.
Os jornalistas foram recebidos na Estação de Tratamento de Água (ETA) pela superintendente da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), Cristiane Carneiro; pelo gerente regional Araxá, Leandro Cruz; pelo supervisor de tratamento de água, Lázaro Oliveira; pelo integrante da equipe comercial, Wilson Souza; pelo assistente administrativo e representante da equipe socioambiental, Dênis Ferreira, pelos integrantes da equipe socioambiental Lucas Cardoso e Wesley Meirelles e pelo técnico em laboratório, Moisés Rosa de Oliveira.
Cristiane foi quem abriu o evento. “É um prazer poder estar aqui e recebê-los em nossa unidade de tratamento. Vocês são nossos parceiros, é por meio da imprensa que conseguimos levar nossas informações até a sociedade. Sejam bem-vindos e saibam que a Copasa está sempre de portas abertas para vocês e para a comunidade. Estamos à disposição para atendê-los!”.
Os copasianos falaram das atividades exercidas no dia a dia, de prêmios recebidos recentemente, dos 57 anos de história da Copasa no município e dos mais de R$300 milhões aplicados. A Copasa já direcionou, ao todo, R$138,2 milhões para o abastecimento, gerando uma ETA com capacidade para tratar até 425 litros por segundo; 732.911 metros de redes de distribuição de água; 24 elevatórias (unidades responsáveis por bombear a água para os reservatórios e para as partes mais altas da cidade); e 38 reservatórios. Outros R$179,2 milhões foram investidos no esgotamento, resultando na construção de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): a ETE Araxá, com capacidade para tratar 207 litros por segundo (l/s); Barreirinho (4 l/s); Boa Vista (8 l/s); Distrito Industrial (10 l/s); e a incorporação das ETEs Camuá (2 l/s), Vila Universitária (2,1 l/s) e Walter Ramos (3 l/s), advindas de empreendimentos particulares e a ETE Barreiro, da Codemig, ao sistema de esgotamento sanitário da cidade.
Com o investimento também foram construídos 502.814 metros de redes coletoras (tubulações que recebem o esgoto) e elevatórias de esgoto (bombas que impulsionam o esgoto de partes mais baixas até a ETE). Lázaro Oliveira falou sobre a importância de mostrar os investimentos feitos pela Companhia. “Além de falar sobre valores, fazemos questão de evidenciar o que eles geraram e a complexidade dos nossos sistemas, que utilizam tecnologia avançada para conseguir levar água de excelente qualidade à população e para garantir que o esgoto irá retornar para o meio ambiente sem causar nenhum dano à natureza. A Copasa é da população. E todos nós, que trabalhamos na empresa, dedicamos as nossas vidas a garantir a qualidade de vida de todos os mineiros por meio do saneamento básico”, ressaltou.
Operação
Para mostrar aos jornalistas os rigorosos processos que fazem a água atingir os padrões de potabilidade, Lázaro acompanhou os comunicadores por um tour pela ETA, onde explicou cada uma das etapas a qual o recurso essencial à vida é submetido. Na sequência, visitaram o Laboratório Regional Oeste (LROE), criado com a finalidade de garantir a qualidade dos serviços prestados. O laboratório é acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na ISO/IEC 17.025, desde 2017.
A unidade analisa a água e o esgoto tratados em municípios de toda a região. Na ocasião, o técnico em laboratório Moisés Rosa Oliveira explicou que, “atualmente são realizadas cerca de 2.400 análises por mês, nas mais diversas matrizes: água tratada, água bruta (mananciais e poços). E também efluentes (esgoto bruto, esgoto tratado, à montante e à jusante dos mananciais onde são lançados os esgotos já tratados)”.
Para se fazer todo este controle é necessária uma equipe treinada periodicamente. Todos os equipamentos de análise são calibrados, passam por manutenção e verificação de sua eficácia periodicamente. Todo o serviço tem o intuito de garantir água de qualidade para os clientes, bem como tratar o esgoto para não causar danos ao meio ambiente.
Melhorias constantes
Durante o evento os jornalistas também foram informados sobre as melhorias executadas nas ETA e ETEs, como a ampliação da captação de água do Córrego Areia para melhorar o abastecimento, a implantação de um reservatório no bairro Guilhermina Vieira Chaier nos próximos seis meses, e ainda sobre o andamento das obras da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), que processará o lodo gerado durante o tratamento na ETA. Os resquícios de água resultantes desse material serão encaminhados para o local de chegada das captações, para receber tratamento, e os resíduos sólidos ou pastosos serão direcionados para um compartimento específico, para posterior descarte em local adequado. Tais intervenções giram em torno de R$9 milhões.
Meio ambiente
Os investimentos em preservação ambiental também receberam destaque. Por meio do Pró-Mananciais, programa da Copasa criado em 2017, com o objetivo de proteger e recuperar microbacias hidrográficas, a empresa já direcionou, desde 2018, R$1.045.803,54, para o plantio de 13.500 mudas; construção de 31.163 metros de cercas no entorno de áreas de preservação; 346bolsões, que são bacias escavadas na terra para contenção de água da chuva;70.157 metros de curvas de nível, que são elevações feitas em pastagens, para evitar o carreamento de terra e matéria orgânica pela enxurrada para os braços de água; realização de 21 oficinas de educação ambiental em escolas públicas e adequação de 770 metros de estradas.
Essas ações contribuem para inibir o pisoteio de nascentes por animais de grande porte; favorecem a perenidade da flora e a propagação da fauna, garantindo assim a biodiversidade dos ecossistemas; facilitam a infiltração da água no solo, a recarga dos aquíferos e o consequente aumento do volume das nascentes, a fim de proporcionar segurança hídrica e o acesso aos recursos naturais às gerações atuais e futuras.
Dênis explicou que o trabalho da Copasa está intrinsecamente relacionado com a qualidade de vida da população e chamou a atenção para o uso consciente da água, um bem finito. “O trabalho da Copasa não inicia nas estações de tratamento. Nosso compromisso com a comunidade começa nas nascentes, as quais atuamos para proteger juntamente ao Coletivo Local de Meio Ambiente. Mas é crucial entender que a preservação é uma responsabilidade de todos. Utilizar a água de maneira consciente, jogar lixo em locais adequados, evitar queimadas, são ações simples e que estão ao alcance de todos”.
Dênis também explicou que o Pró-Mananciais custeia o Chuá Socioambiental, programa de educação ambiental que visa trabalhar com crianças, adolescentes e adultos a importância do consumo consciente e zelo pela natureza. Também foi ressaltado que qualquer pessoa pode visitar a ETA e a ETE para entender os processos de tratamento de água, esgoto e conhecer a estrutura da empresa. E para isso, basta entrar em contato pelo número (34) 3669-8057.
Responsabilidade Social
Os copasianos aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre tarifação. Wilson Souza explicou sobre a tarifa social, benefício que concede até 50% de desconto nas contas de água de famílias com baixa renda comprovada. Também tirou dúvidas sobre a campanha Dias Azuis, que possibilita aos imóveis das categorias comercial, industrial, público e residencial negociar suas dívidas com condições especiais.
“Por ser uma empresa cidadã, a Copasa tem a tarifa social como uma de suas premissas. Quanto à campanha Dias Azuis, em casos de renegociação de dívidas com pagamento à vista, o desconto é de 30% para categoria social e de 20% para as demais categorias”.
Além disso, os canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, também foram apresentados e os representantes da empresa pediram ajuda para difundi-los para todos os moradores: sitewww.copasa.com.br ; aplicativo “Copasa Digital” ; Central de Atendimento “115”ou 0800 0300 115. Ou ainda pelo WhatsApp da Copasa (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção de feriados.
Encontros com a comunidade e poder concedente
O Café coma Imprensa em Araxá foi um marco para dois novos projetos da UNOE: “Visita aos Formadores de Opinião” e “Copasa em seu Bairro”, que visam encontros com lideranças locais, moradores e poder concedente a fim de esclarecer dúvidas da população, ouvir suas demandas e procurar a melhor forma de atendê-las, e tornar cada vez mais transparente a atuação da empresa. Um cronograma de visitas já está em elaboração.
“Queremos estar cada vez mais próximos da sociedade e do poder concedente. É importante que a comunidade saiba que a Copasa é de toda a população, e que as nossas equipes estão sempre empenhadas em buscar soluções para atender suas necessidades e demandas”, destacou Leandro Cruz.
ASCOM – COPASA