Foi um final de semana perfeito em Araxá. Pelo menos para os amantes da aviação pequeno porte ( ultraleves),que participaram do 22º Encontro Nacional que teve como palco a cidade de Araxá.
Um céu de brigadeiro que recebeu um espetáculo de cores e acrobacias durante três dias do tradicional evento que reuniu no aeroporto municipal Romeu Zema, cerca de 80 aeronaves de pequeno porte de vários estados brasileiros.
O 22º Encontro Nacional de Ultraleves , foi promovido pela ABUL – Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves. Uma edição marcada por várias atividades que foram abertas ao público local.
O Aeroporto Municipal Romeu Zema, foi o palco preparado pelos organizadores para sediar e receber os pilotos e suas maquinas aladas. No local foi montada uma praça de alimentação com estrutura e segurança para a troca de experiência e confraternização dos pilotos e empresas especializadas no setor de máquinas, peças e acessórios da modalidade.
O ENU sempre se destacou por ser um tradicional encontro de ultraleves, pilotos e proprietários que ocorre todos os anos. A primeira edição ocorreu em Porto Seguro, na Bahia, em 2001. O encontro atrai pilotos de todo o Brasil, que voam até o local do evento e participam de uma série de atividades.
A reportagem do Jornal Interação acompanhou de perto e conferiu as principais ações e atividades do 22º Encontro em Araxá.
De acordo com o médico araxaense Avenor Montandon, que faz parte do conselho da ABUL – – Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves, “foi um encontro especial. O evento reuniu pilotos, entusiastas e fabricantes de aeronaves ultraleves de todo o país, onde se promoveu a troca de conhecimentos, a interação entre os participantes e o estímulo à prática da aviação esportiva”.
Entre as várias atividades realizadas durante o evento, destaque para as exposições de aeronaves, voos de demonstração, palestras e workshops. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer de perto as últimas novidades do mercado de ultraleves e aprender com profissionais renomados da área.
Na sexta-feira, dia 27, os pilotos fizeram uma revoada em grupo até a cidade de Nova Ponte e no final da tarde de sábado, dia 28 de julho, eles coloriram o céu de Araxá com exibições e acrobacias aéreas. Um colírio para os olhos do público araxaense.