FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS EM ARAXÁ
Com patrocínio da CBMM, Orquestra oferece programação educativa na cidade e faz concerto gratuito no Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto
A Filarmônica de Minas Gerais, o maior projeto sinfônico da América Latina neste milênio, continua sua turnê por Minas Gerais e chega a Araxá, no mês de agosto, para uma série de atividades, como o intercâmbio cultural de professores da Academia Filarmônica e músicos da cidade, nos dias 6 e 7 de agosto, o Concerto Didático para crianças e adolescentes de escolas da rede pública, previamente inscritas, no dia 7 de agosto, e encerra sua estada na cidade com grande concerto gratuito, ao ar livre, para toda a população, no Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, dia 8 de agosto, às 19h30. Toda a programação é gratuita.
Nos dias 6 e 7 de agosto, professores da Academia Filarmônica promovem “Intercâmbio Cultural” com músicos da cidade, no Clube Araxá, das 19h às 22h. Durante dois dias, serão realizadas oficinas de Arranjo e Criação Musical, culminando em apresentações dos participantes. Podem participar instrumentistas e cantores acima de 14 anos, sem necessidade de experiência prévia. As atividades terão certificado de presença, e as inscrições estarão abertas até 4 de agosto. As atividades terão interpretação em Libras mediante sinalização no ato da inscrição.
No dia 7 de agosto, às 15h, no Centro Cultural Uniaraxá, a Filarmônica faz um concerto didático gratuito para alunos da rede pública, com idades entre 6 e 14 anos, previamente selecionados pela Secretaria Municipal de Educação. Sob regência de José Soares, maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, o programa terá obras que o público bem conhece, como O Quebra-nozes de Tchaikovsky; O voo do besouro de Rimsky–Korsakov; A pequena sereia de Alan Menken; a Floresta do Amazonas de Villa-Lobos; Indiana Jones: Terra de John Williams; a Sinfonia nº 9 de Beethoven, entre outros clássicos. Este concerto tem interpretação em Libras.
No dia 8 de agosto, às 19h30, no Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, a Orquestra leva ao público grandes clássicos do universo sinfônico, como O Quebra-nozes, de Tchaikovsky, o Batuque da ópera Malazarte, de Lorenzo Fernandez, além de compositores como Mozart, Strauss Jr., Brahms, entre outros, sob a batuta do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica. A apresentação é gratuita e terá interpretação em Libras.
Para José Soares, maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, “é uma alegria dar continuidade ao projeto de itinerância da Filarmônica pelo vasto e diverso estado que honra o nome da orquestra. E a imensidão e grandiosidade das terras mineiras é o que nos inspira para levar um repertório que mostre o quão grande é, também, o mundo da música de orquestra, e, sobretudo, o quão perto está de nossas vidas”. Para o concerto voltado ao grande público de Araxá, no dia 8 de agosto, ele conta que “as duas primeiras obras, de Bizet e Tchaikovsky, evocam tradições regionais de dança: a Farândola, de uma França medieval, e a Polonaise. Compartilhamos uma versão orquestrada de um ‘hit’ de Mozart, o Rondo alla Turca. A partir daí, vamos nos encantar com as belezas melódicas da Barcarolle de Offenbach, de uma valsa de Tchaikovsky, uma canção de ninar de Brahms e as Danças Polovtsianas de Borodin. O bom tempo dos nossos concertos será celebrado com a festiva polca Sob relâmpagos e trovões de Strauss Jr. A última parte do concerto volta à América Latina, com a música do mexicano Arturo Márquez e do brasileiro Lorenzo Fernandez. Concluímos com uma homenagem à tradição musical brasileira, com uma Suíte de temas da Bossa Nova, composta especialmente para a Filarmônica por Leonardo Gorosito. Compartilhar este programa é reafirmar nossa missão de conectar nossa linguagem artística com a comunidade que nos cerca – somos de Minas e do mundo, viajando por todos os cantos e encantos”, ressalta.
Para a coordenadora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da CBMM, Bianca Escane, é gratificante proporcionar, por mais um ano, a apresentação da Filarmônica de Minas Gerais em Araxá. “Acreditamos que a música e a cultura transformam a sociedade, e levar a experiência de uma orquestra sinfônica de renome internacional para a praça pública é uma forma de democratizar o acesso à arte. Esperamos que o público de Araxá aprecie este momento e se conecte com a beleza da música clássica”, afirma Escane, garantindo que a CBMM tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento social e cultural das regiões onde atua, e este projeto é um exemplo concreto desse compromisso.
As atividades da Turnê Estadual Araxá são apresentadas pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Ações Educativas – Intercâmbio Cultural
6 e 7 de agosto, das 19h às 22h
Intercâmbio Cultural
Local: Clube Araxá – Salão de Eventos (R. Presidente Olegário Maciel, 333 – Centro)
Público-alvo: instrumentistas, cantores, estudantes de música e comunidade em geral
Faixa etária: jovens a partir de 14 anos e adultos de todas as idades.
Carga horária: 6 horas
Inscrições
– até 4 de agosto
– no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br), pelo formulário http://fil.mg/inscricoesintercambio
Dia 6/8 – Terça-feira
Oficina de Arranjo
Horário: Das 19h às 22h
Professor: Rafael Pimenta, educador musical, compositor e multi-instrumentista
Ementa: Trabalho focado na elaboração de um arranjo musical, que irá percorrer todas as etapas do processo criativo, a partir de exercícios de variação melódica, harmônica e rítmica. A oficina termina com uma apresentação musical dos alunos participantes.
Pré-requisito: Não é necessário experiência prévia.
Dia 7/8 – Quarta-feira
Oficina de Criação Musical
Horário: Das 19h às 22h
Professor: Jônatas Reis, educador musical e compositor
Ementa: Trabalho focado na criação de uma composição musical inédita, a partir da junção dos principais elementos da linguagem musical: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura, forma e texto. A oficina termina com uma apresentação musical dos alunos participantes.
Pré-requisito: Não é necessário experiência prévia
Concerto Didático da Filarmônica de Minas Gerais
7 de agosto, às 15h
Local: Centro Cultural Uniaraxá
Público-alvo: alunos da rede pública de Araxá, com idades entre 6 e 14 anos, selecionados pela Secretaria Municipal de Educação*.
Programa
José Soares, regente
BEETHOVEN Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, “Coral”: Excerto
RIMSKY-KORSAKOV Sheherazade, op.35: Movimento 1
RIMSKY-KORSAKOV O voo do besouro
TCHAIKOVSKY O Quebra-nozes: Valsa das Flores
HUANZHI Festival da Primavera: Abertura
MENKEN A pequena sereia
VILLA-LOBOS Floresta do Amazonas: Melodia Sentimental
BEETHOVEN Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, “Coral”: Excerto “Ode à Alegria”
-
WILLIAMSIndiana Jones: Terra
*Atividade voltada para alunos das escolas de Araxá, que foram previamente selecionados.
Mais informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br
Filarmônica de Minas Gerais
Turnê Estadual
8 de agosto – 19h30
Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto – Araxá (MG)
Concerto gratuito
José Soares, regente
BIZET L’Arlésienne: Suíte nº 2: Farandole
TCHAIKOVSKY Eugene Onegin: Polonaise
MOZART Rondo alla turca
OFFENBACH Contos de Hoffman: Barcarola
TCHAIKOVSKY O Quebra-nozes: Valsa das flores
BRAHMS Acalanto
BORODIN Príncipe Igor: Danças Polovtsianas
STRAUSS JR. Trovão e Relâmpago, polca, op. 324
MÁRQUEZ Danzón nº 2
FERNANDEZ Malazarte: Batuque
-
GOROSITO Suíte Bossa: Temas de Baden Powell e João Donato