Araxá, reconhecida como a capital do Mountain Bike, recebe até o dia 12 de abril dois grandes eventos: a Copa Internacional e a Copa Internacional de Mountain Bike. As competições, além de atrair atletas e turistas, estão gerando um impacto significativo na economia local, beneficiando setores como hotelaria, comércio e serviços.
O presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau, Eduardo Tannus, destaca a movimentação e os impactos positivos que os eventos geram. “A Copa Internacional e a Copa do Mundo de Mountain Bike movimentam toda a economia local, incluindo hotéis, restaurantes, bares, supermercados e farmácias. Neste ano, com as competições sendo realizadas em três finais de semana, a economia será impulsionada por cerca de 20 dias”, pontua.
O impacto financeiro também será considerável. “No ano passado, a Copa Internacional e a Copa do Mundo geraram cerca de 25 milhões de reais em movimentação econômica. Para este ano, esperamos um aumento de aproximadamente 20% nesse valor”, complementa Eduardo.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Italo Marcus Fonseca Borges, a realização de eventos internacionais fortalece a imagem do município. “Araxá está consolidada como cidade referência em grandes eventos. Prova disso é que somos a única cidade no mundo a receber duas etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike, o que revela nossa expertise na organização e promoção das competições. Seguiremos avançando em busca de atrair novos eventos e de proporcionar mais apoio aos existentes.”
O Araxá Convention & Visitors Bureau ressalta que a procura por acomodações na cidade já atingiu 90% da capacidade hoteleira, e a expectativa é que chegue a 100% até o final das competições, à medida que turistas confirmem novas estadias nos próximos dias.