Fios de energia soltos e cabos caídos pelas ruas geram grandes riscos de acidentes envolvendo pedestres, ciclistas, veículos e transporte público. Embora a responsabilidade dessa manutenção seja das operadoras que prestam os serviços de telefonia, cabo, internet, TV e afins, o prefeito Robson Magela determinou a ampliação da fiscalização desse recorrente problema na cidade.
Para reforçar a inspeção, o Instituto de Planejamento Desenvolvimento e Sustentável de Araxá (IPDSA) está realizando levantamento dos pontos de fios soltos por meio de registros fotográficos e monitoramento. A fiscalização busca corrigir as distorções que acontecem no município há anos, prezando não somente pela estética, mas também pela prevenção de acidentes
Após um mapeamento preliminar foram identificados diversos pontos irregulares que oferecem riscos à população. O trabalho já corrigiu os casos emergenciais mais graves na região central e está se estendendo para os bairros.
“Solicitamos à concessionária de energia da cidade (Cemig) todas as operadoras responsáveis por essa manutenção, uma vez identificadas entramos em contato com as empresas para cobrar pela solução dos casos apontados”, explica o superintendente do IPDSA, Ney Dutra.
ASCOM-PMA