O Setor de Fiscalização do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) está intensificando as notificações aos proprietários de lotes vagos no perímetro urbano da cidade. A medida visa garantir a limpeza dos terrenos, contribuindo para o combate à proliferação de insetos que podem causar doenças e para a prevenção de focos de queimadas no período de seca.
De acordo com o IPDSA, ao longo de 2024 já foram emitidas 1.476 advertências aos proprietários, onde foram estabelecidos prazos para a regularização. Caso as determinações não sejam cumpridas, os responsáveis poderão ser penalizados, conforme prevê a legislação municipal.
De acordo com o Superintendente IPDSA, Vinicius Martins, a limpeza dos lotes vagos é uma ação preventiva fundamental, especialmente para evitar a proliferação de doenças e minimizar os riscos de queimadas, que são comuns no período de seca. “Nosso foco é conscientizar os proprietários sobre sua responsabilidade, e garantir que atendam às notificações dentro do prazo”, diz.