No dia 9 de maio de 1972, o presidente Médici assinou o decreto 1216 alterando o processo de participação das prefeituras no ICMS do estado. As prefeituras de municípios exportadores com isenção do ICMS e municípios de produção isenta passaram a participar do bolo arrecadado em igual condições com todos os municípios. Em resumo, criou-se o VAF. A partir de janeiro de 1973, Araxá se colocou entre as 12 prefeituras mais ricas do estado entre as 853. Assim, Araxá se livrou da humilhante e vergonhosa pobreza para sempre ou até enquanto exportar nióbio para o mundo. Comenta-se que o presidente Médici assustou-se com a pobreza de Araxá. Em 1971, essa situação tornou-se dramática, o que obrigou o Prefeito José Duarte a discutir em Brasília, uma intervenção federal em Araxá. Contudo os militares desaconselharam, prometendo uma solução para salvar Araxá.
2 º A Universidade Municipal de Araxá
No dia 28 de agosto de 1972, o prefeito José Duarte sancionou a lei número 1199 criando o ensino superior em Araxá. Hoje, o UNIARAXÁ com mais de 3 mil alunos. À época, a prefeitura doou uma área de 2 alqueires e meio para a construção do Centro Universitário que ocuparia uma área no futuro de 10 alqueires. E ainda, uma subvenção a ser paga nos 3 primeiros anos de funcionamento
Governador Rodon Pacheco – Presidente Médici autoriza Faculdade
3º Água Tratada
No dia 2 de maio de 1974 inaugurou-se o novo sistema de água tratada, em parceria da Prefeitura com 25% e a COMAG, hoje COPASA, com 75% do investimento hoje estimado em 150 milhões de reais. À época, caminhões pipa do DER abastecia a cidade com água vinda do barreiro e as mulheres com latas d’água na cabeça dos córregos mais próximos.
4º ARAFÉRTIL, hoje MOSAIC
No dia 2 de maio de 1974, inaugurou-se a usina experimental da empresa, investimento da ordem de 100 milhões de dólares. Milhares de empregos foram criados e aumento substancial da receita da prefeitura em ICMS. Adubos para o Brasil e o mundo. A foto abaixo mostra o emissário do Presidente Médici, Marcos Pereira Viana, Presidente do BNDES na assinatura do contrato de constituição da empresa.
O ex prefeito de Araxá e ex deputado estadual de Minas Gerais, José Rodrigues Duarte, faleceu na madrugada do dia 11 de julho 2019.