Moradores de Peirópolis , bairro rural de Uberaba, Minas Gerais, denunciam que animais de estimação tem sido envenenados por chumbinho. A comercialização do produto é proibida desde 2012. Segundo os relatos, a ação, que é considerada criminosa, estaria causando a morte de dezenas de cães e gatos na região. A ONG que ajuda os animais postou em suas redes sociais uma imagem da comida adulterada utilizada para matar os bichos. Colocar o produto em alimentos seria uma das formas utilizadas para envenenamento. Uma das que não resistiu foi a cachorrinha Pituca. Segundo sua dona, Marcela Simeão, o animal morreu após ingerir chumbinho jogado no quintal de sua casa. Denuncie quem pratica esse crime covarde pelo telefone 181.
Imaginem o sofrimento desses animais.
É dever do Estado proteger os animais?
Sim, é dever do Estado proteger os animais, tanto domésticos quando silvestres. O dever do Estado de proteção aos animais possui fundamento na Constituição Federal, em seu artigo 225:
“Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º – Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público.
Jornal A Voz de Araxá – Jornal do Povo!