Os elementos minerais contidos nos solos podem ser dissolvidos pela chuva ácida desaguando nos rios e lagos, causando a morte de muitos peixes. Além disso, se a água contaminada é utilizada na agricultura, os elementos minerais tóxicos podem ser acumulados nas plantas. Quando as pessoas comem comida feita destas plantas, sua saúde pode ser seriamente afetada pelos metais tóxicos.
O ácido em lagos e rios podem destruir os sistemas ecológicos naturais. Os organismos vivos nos lagos e rios podem ser exterminados, resultando em ” Lagos e rios Mortos.”
A fábrica, como tem sido denunciado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração de Metais Básicos e Minerais Não-Metálicos de Araxá (SIMA), é um queijo suíço, com um grande número de problemas na área de ácido sulfúrico. Há trincas na barreira de contenção e na canaleta de escoamento, permitindo que o ácido contamine o subsolo e vá para o lençol freático. Os diques de contenção estão cheios de material sólido, o que impede a contenção de ácido, que passa livremente, atingindo as barragens.
A morte do Rio Capivara em Araxá
Essa é uma evidência de que a Mosaic não tem respeito com o meio ambiente, agindo de forma obscura e leviana com essa comunidade.
Lutamos por providências urgentemente, a fim de garantir a integridade do meio ambiente e a segurança dos trabalhadores e de toda a comunidade de Araxá.
Jornal A Voz de Araxá – Jornal do Povo!
Outra fonte: http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/mgtv-2edicao/videos/v/descoberta-causa-de-poluicao-no-rio-capivara-em-araxa/4351046/