Nesta sexta, 22 de fevereiro, foi anunciado que a barragem B1/B4 estaria com anomalia que a torna um grande risco, portanto, teve o atestado de estabilidade negado. A barragem B1/B4 da empresa Mosaic Fertilizantes P&K LTDA. recebeu a Declaração de Situação de Emergência após uma inspeção não constatar a estabilidade de sua estrutura. O risco da barragem foi classificado com Nível 1, o primeiro dos três estágios de risco.
Perigo
A barragem possui capacidade de 24.000.000 de (m³) de rejeitos e abriga lama proveniente do rejeito da produção de fosfato e do acido sulfúrico. Essa barragem contém inúmeros contaminantes em sua composição.
Mosaic mentiu e provou que não tem responsabilidade social e ambiental
Há muito tempo o jornal A Voz de Araxá vem alertando para o risco real de uma tragédia maior na cidade e sofre duras críticas por expor a realidade nua e crua, sendo as matérias relacionadas à exploração mineral tachadas de “fake news” e, segundo alguns leitores, “causa alarde desnecessário”. Entretanto, a realidade está aí escancarada para quem quiser ver e entender os riscos da atividade minerária e suas mazelas, que ficam e ficarão para gerações futuras. Ressalta-se ainda que, a empresa Mosaic mentiu para o prefeito e para a Câmara Municipal, alegando que as barragens na cidade são seguras, sendo, portanto, desmentida pela Declaração de Início de Situação de Emergência, emitida nesta sexta.
Jornal A Voz de Araxá – Jornal do Povo!
Relatório da defesa civil