Araxá recebe a mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas, com obras de renomados artistas brasileiros que usam a fotografia como meio de expressão. A exposição acontece Museu Histórico de Araxá – Dona Beja, onde fica em cartaz até o dia 10 de dezembro. O lançamento oficial acontece nesta sexta (10), a partir das 19h, e é aberto à comunidade.
Assinada pelos curadores Pedro David e João Castilho, a exposição é um recorte da 11ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, que tem percorrido o Brasil, com passagens por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Com direção artística de Eugênio Sávio, as obras são dos artistas Bárbara Lissa e Maria Vaz, Breno Rotatori, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Luisa Dörr, Paulo Nazareth e Tuane Eggers.
Além da exposição Cosmopolíticas, na entrada do Museu Dona Beja já é possível observar a obra Caixas de Ver – Araxá, do artista Dirceu Maués. A mostra é o portal para uma imersão à mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas, que estabelece um diálogo profundo das obras com a natureza. Ela destaca a conexão íntima entre os artistas e os elementos que capturam, assim como, entre os retratados e seus contextos naturais.
A programação contempla ainda palestras e oficinas. Dirceu Maués e Valdemir Cunha irão ministrar, respectivamente, “Iniciação à Fotografia com Câmeras Obscuras” e “Construção de Narrativas Visuais”.
Acessibilidade
Acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, as atividades também contam com interpretação em libras. Visitas guiadas especiais com audiodescrição podem ser agendadas e há programação especial entre os dias 18 e 25 de novembro, entre 9h e 11h, para grupos de surdos.
A exposição conta com a parceria da Prefeitura de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB); e é apresentada pela CBMM, Itaú e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Serviço
Mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas Entrada gratuita
Local: Museu Dona Beja
Endereço: Praça Coronel Adolpho, 98, Araxá-MG
Data: 10 de novembro a 10 de dezembro
Horários: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, das 9h às 15h; e domingos e feriados, das 8h às 12h.
Oficinas e palestras:
Dirceu Maués – Iniciação à Fotografia com Câmeras Obscuras Oficina: dia 10/11, das 14h às 18h.
Centro de Referência da Cultura Negra
Palestra: 11/11, às 15h.
Museu Dona Beja
Valdemir Cunha – Construção de Narrativas Visuais Oficina: dias 8, 9 e 10/12
Centro de Referência da Cultura Negra – horários a definir