Durante cumprimento de agenda em janeiro, a vice-prefeita e secretária de Ação e Promoção Social, Lídia Jordão, participou de oficina realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O objetivo do encontro foi orientar e tirar dúvidas sobre a execução orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para melhor utilização dos recursos federais. A reunião foi realizada no último dia 25, em Brasília.
O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) oferece algumas possibilidades de aplicação do recurso, tais como pagamento de salários de técnicos e coordenadores dos serviços de assistência social; adaptações em prédios de órgãos públicos para garantir a acessibilidade; despesa com aluguel de imóveis para funcionamento exclusivo de unidade pública para a oferta dos serviços socioassistenciais; custeios para locomoção; entre outros.
Para a vice-prefeita e secretária, o aprendizado será útil, principalmente, na estratégia e serviço prestado aos beneficiários do programa Bolsa Família. “Nós que estamos na ponta da utilização dos recursos, precisamos agir e aplicar de forma adequada para obtermos melhores resultados. É preciso atuar dentro da lei”, disse.
Lídia Jordão também se informou sobre a participação dos administradores na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da proposta de Lei Orçamentária para 2018. O evento foi o primeiro realizado em 2017.