Durante a coletiva realizada, pelo Dr. Renato de Alcino, nessa terça-feira (15), sobre o encerramento do inquérito da primeira fase da Operação Malebolge, a reportagem do Grupo Imbiara de Comunicação questionou sobre o levantamento do segredo de justiça, da primeira fase já finalizada. O delegado responsável pela operação Dr. Renato de Alcino comentou sobre a suspensão do segredo de justiça, de toda a primeira fase da operação.
“Vou pedir para o magistrado o levantamento do segredo de justiça, porque se trata de crimes de ações de penais de natureza pública. Eu pedi também que as demais investigações prossigam com segredo de justiça. Mas esta investigação, entregue ao poder judiciário, a Polícia Civil opinou que haja o levantamento do segredo de justiça”, contou o Delegado Dr. Renato de Alcino.
O poder judiciário agora irá aguardar a manifestação do Ministério Público, se as pessoas envolvidas na Operação Malebolge serão ou não denunciadas. Caso seja decidida a suspensão do segredo de justiça, qualquer advogado poderá ter acesso ao inquérito.
Foram indiciados por peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa, a ex-secretária de governo de Araxá Lucimary Ávila e Leovander Ávila, apontados como lideres da organização criminosa, o também ex-servidor Zeceli Campos Ribeiro, além do casal proprietário da empresa de transporte de van investigada, o empresário filho do casal, todos presos provisoriamente, e o outro empresário que foi solto no último sábado (12). Os seis primeiros suspeitos seguem presos preventivamente.