A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, está reforçando o trabalho de abordagem social para acolher pessoas em situação de rua. A iniciativa, que conta com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Patrimonial, busca proporcionar mais dignidade e reintegração social para essa população.
Nas proximidades do terminal rodoviário, nesta semana, equipes realizaram abordagens que resultaram no acolhimento de 11 pessoas. Destas, 10 já haviam sido assistidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), antes conhecido como albergue, ou casa transitória, que oferece serviços essenciais como alimentação, banho quente, kits de higiene, encaminhamentos médicos e psicológicos, além de auxílio para retirada de documentos e cursos profissionalizantes.
Uma das principais ferramentas do trabalho é o acolhimento provisório, realizado na Avenida Amazonas, nº 197, no bairro São Geraldo. Com capacidade para abrigar até 60 pessoas em regime rotativo, o local fornece acolhimento emergencial, quatro refeições diárias e assistência social.
Além disso, o serviço de abordagem social auxilia no retorno de pessoas às suas cidades de origem, por meio da oferta de passagens, e realiza encaminhamentos para atendimentos de saúde mental e outros serviços médicos, com o objetivo de promover a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
A população pode colaborar com o trabalho de abordagem social ao acionar as equipes para atendimento. O contato pode ser feito pelo telefone (34) 3661-2250.