Desde o início da gestão 2017-2020, a Prefeitura de Araxá, por meio Secretaria Municipal de Saúde com todos os profissionais técnicos, administrativos e gerais, vem trabalhando incansavelmente para melhorar a Saúde pública da cidade.
De acordo com o secretaria de Saúde, os números demonstram que o setor tem sido prioridade na atual gestão. “Sem dúvida nenhuma, 2017 foi um ano de investimentos, muita melhoria na Saúde e, isso continuará sendo para 2018, mas o foco será mais diferenciado. A partir desse ano, nosso objetivo é investir mais na questão preventiva, nas unidades básicas, no atendimento dos PSF’s. Temos ótimas perspectivas referentes ao trabalho preventivo”, destaca a secretaria.
Setor de Regulação
Dentre as informações apresentadas pelo setor, destacam-se o número de atendimentos nas unidades básicas nos últimos quatro meses de 2017. Na Unisul, foram 7.513 pessoas atendidas no ano passado, um aumento de 25,23% em relação a 2016, causado pelo início da especialidade vascular. Já na Unileste, o número de atendimentos foi ainda maior, de 5.145 de 2016 para 8.985 atendidos em 2017. Um aumento de 74,63% a mais com o início da Hematologia e Reumatologia. Na Uninorte, foram registrados 6.202 atendimentos em 2016 e 7.153, um aumento de 15,33% com o início do atendimento em Urologia. Na Unisa também teve elevação no número de atendidos, de 11.428, em 2016, para 15.366, em 2017, um aumento de 34,45% de atendimentos. Essas UBS’s são consideradas convencionais – mistas (possuem Atenção Básica e Atenção Secundária). Também foram apresentadas informações sobre os atendimentos realizados nas unidades públicas e privadas que ofertam atendimentos na Atenção Secundária e Terciária.
CAF
O Centro de Atendimento Farmacêutica apresentou os setores que são ofertados como Hiperdia, Medicamentos do Componente Especializado (Alto Custo), DST / Aids – Combate ao Tabagismo, Câmara Técnica, Almoxarifado, Farmácia Para Todos com fornecimento dos medicamentos do Componente Básico, Atenção Básica (Farmácia Municipal – Aquisição, distribuição e dispensação dos medicamentos do Componente Básico, a partir da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). Durante a apresentação, foi explicado como é feito o processo de dispensa do medicamento para o cidadão. Atualmente, a Atenção Básica é composta por 173 medicamentos a disposição da comunidade.
UPA
A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), antes Pronto Atendimento Municipal, apresentou os atendimentos efetuados no PAM de setembro a dezembro de 2017. Ao todo, foram 27.107 pessoas atendidas, sendo que 15.250 são do sexo feminino. Os exames laboratoriais foram os mais realizados por 18.426 requerentes do serviço. Na oportunidade, a estrutura física da UPA, assim como os setores de apoio diagnóstico e os atendimentos foram apresentados. A unidade dispõe, ao todo, de 122 profissionais, que atendem a população de um modo geral.
Saúde Auditiva
O Programa de Saúde Auditiva da Microrregião Araxá, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, presta atendimentos à população local e das cidades vizinhas de Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Santa Juliana e Tapira com perda auditiva confirmada e/ou suspeita. Dentre as ações realizadas pelo programa estão acolhimento humanizado, encaminhamento dos usuários candidatos e adaptação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI – Aparelho Auditivo) recebendo atendimento especializado e individualizado anualmente e, se necessário, aparelhos de audição e implante coclear. O programa atendeu, ao todo, 1.481 pessoas, sendo que 989 foram atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Unisa, Uninorte, Unileste e Unisul.
Ouvidoria da Saúde
Instituída em 01 de abril de 2015, através da lei n° 6.829, a Ouvidoria da Saúde Municipal visa ampliar a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e ser uma ferramenta de avaliação contínua da qualidade de ações e serviços prestados entre o gestor municipal, os usuários do SUS, os prestadores de serviços públicos ou privados e os servidores da área de saúde. Nos últimos quatro meses do ano, a Ouvidoria de Saúde teve 63 atendimentos e funciona 24 horas por dia, acompanhando as demandas in loco.