A Prefeitura de Araxá realizou uma visita técnica às obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Municipal no sábado, 11 de junho. O prefeito Aracely de Paula, a vice-prefeita Lídia Jordão, secretários municipais, vereadores, imprensa e o deputado federal Mário Heringer participaram da visita ao empreendimento que está sendo construído na Avenida João Paulo II.
A UPA Municipal foi projetada para atender uma população de 170 mil a 200 mil habitantes e será de Porte 3. Os visitantes conheceram a edificação que vai abrigar leitos para urgência e emergência, consultórios médicos, odontologia, medicação, inalação, exames, laboratórios e leitos de observação, entre outros benefícios.
De acordo com Lucas Zeringota, diretor da empresa responsável pelas obras, o cronograma de construção está sendo cumprido e a previsão é que a UPA Municipal seja entregue em outubro. “Nós estaremos entrando agora na parte de acabamento da obra que já está com 60% concluída no geral, então, vamos colocar nos próximos dias piso e azulejo na UPA. A área construída é de 1.800 m² e o terreno todo tem 18.000 m² que contempla a área de estacionamento, de entrada e saída de veículos, jardim e paisagismo”, ressaltou.
O prefeito Aracely de Paula destacou que a UPA Municipal vai atender as necessidades de toda a comunidade de Araxá na área da saúde pública. “Estamos trabalhando para que o equipamento dessa unidade esteja à altura da sua construção. A obra foi feita, muito mais pela boa vontade dos parceiros de Araxá, da empresa que está construindo, da CBMM e da ajuda que estamos tendo de Brasília”, acrescentou o prefeito.
O investimento de R$ 6,5 milhões para a construção da UPA foi viabilizado por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
O empreendimento conta ainda com recursos de cerca de R$ 5 milhões, indicados por emendas parlamentares do prefeito Aracely quando ainda era deputado federal, que serão utilizados para a aquisição de equipamentos.
O deputado federal Mário Heringer, que também destinou recursos de suas emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos, prestigiou a visita técnica à obra e afirmou que está em busca de mais recursos a nível federal para a UPA Municipal.
O secretário municipal de Saúde Alonso Garcia de Rezende destacou que a UPA Municipal vai favorecer não só o trabalho da equipe de profissionais envolvidos no setor, mas também o acolhimento da comunidade de um modo geral.
A vice-prefeita Lídia Jordão contou que a UPA Municipal é um modelo a nível nacional. “Temos informações de que não existe um projeto de Pronto Atendimento com essas características em andamento em nenhuma cidade. Araxá vai receber essa construção nos moldes da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde”, salientou a vice-prefeita.