Final dos concursos musicais foi realizada nesta segunda (23)
O FestNatal Araxá encerrou sua programação de 15 anos com as finais dos concursos musicais, que movimentaram o Expominas na última segunda-feira (23). Pela primeira vez, o evento incluiu uma competição voltada para bandas, além do tradicional Concurso de Novos Talentos, em sua 14ª edição.
Na competição inédita de bandas, cinco grupos chegaram às semifinais, apresentando músicas autorais e covers. Após uma disputa acirrada, a banda vencedora foi a Tonttera, que conquistou o prêmio de R$ 2.000. “Ter uma banda autoral não é fácil. Às vezes é difícil conseguir um lugar para tocar, o pessoal não conhece as músicas, mas a gente investe nisso há oito anos porque é nosso sonho. É muito gratificante a gente ser reconhecido em um festival desse tamanho”, diz Gabriel Ribeiro.
O troféu “Novos Talentos – Internet”, garantido pela votação popular online, ficou para a banda Shots.
Já no Concurso de Novos Talentos, voltado para músicos solo, as apresentações foram divididas em duas categorias: Infantojuvenil (9 a 15 anos) e Jovem/Adulto (a partir de 16 anos). Em performances que combinaram técnica e emoção, Kalel dos Santos (categoria Infantojuvenil) e Xonadinho (categoria Jovem/Adulto) foram os grandes destaques da noite e levaram para casa o prêmio de R$ 1.000 cada um. “Eu nunca tive a oportunidade de tocar para o público. Eu sempre me apresento para a família e amigos. Foi uma felicidade muito grande”, ressaltou Xonadinho.
Na categoria infantojuvenil, Kalel dos Santos decidiu dividir o prêmio com Nicolas de Souza, que ficou em segundo lugar. O gesto surpreendeu o público e os jurados. “O talento dele é fantástico. Eu realmente gostei da música que ele tocou e deu para perceber que ele se esforça muito. Ele merece!”, comentou Kalel ao final da apresentação.
O Troféu “Novos Talentos – Internet” também foi entregue a Nicolas de Souza (categoria Infantojuvenil) e Elias Alves (categoria Jovem/Adulto), músicos mais votados na escolha popular.
Celeiro de talentos
Elisa Baião Macêdo, presidente da Fundação Cultural Acia (Facia), destacou a importância das competições na trajetória do FestNatal. “Esses concursos revelam todos os anos talentos incríveis e foram, muitas vezes, um ponto de partida para muitos artistas que hoje são reconhecidos em Araxá e além. Estamos orgulhosos de poder oferecer essa vitrine e incentivar a cultura local. No próximo ano, o FestNatal promete trazer ainda mais novidades”, afirmou Elisa.
FestNatal Araxá
O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano, o evento comemorou 15 anos e ocorreu entre os dias 12 e 23 de dezembro no Expominas Araxá com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais. O evento também contou com toda a estrutura de acessibilidade, como banheiros adaptados, vagas reservadas, rampas, tradução simultânea em libras, audiodescrição e presença diária de uma psicóloga especialista em manejo comportamental.
O FestNatal Araxá teve a apresentação do Ministério da Cultura e da CBMM. Foi realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio Master da CBMM. Teve o patrocínio de Zema, Bem Brasil, Sicoob Crediara, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da Satis, Prefeitura de Araxá, MCA – Auditoria e Gerenciamento, Giga+ Fibra e ACIA Araxá. Uma realização da Fundação Cultural Acia (Facia) e Ministério da Cultura do Governo Federal.
|