Endocrinologista da Unimed Araxá ressalta a importância da medicação aliada a um tratamento multidisciplinar
Hoje temos no Brasil 30% da população obesa. Nos Estados Unidos essa cifra chega a 40%. Emagrecer e manter o peso por, no mínimo, dois anos é o tratamento ideal para a obesidade.
O tratamento da obesidade engloba o bem-estar físico, social e mental. Isto inclui dieta, exercícios e, em alguns casos, remédios para que o tratamento seja eficiente.
Existe uma gama enorme de remédios para o tratamento de obesidade. Normalmente são usados dois ou três medicamentos para o tratamento correto, sempre com acompanhamento médico.
Existem medicamentos que moderam o apetite, aumentando a saciedade, tirando a ansiedade, a vontade de comer doces e melhorando a autoestima do paciente.
Há ainda medicamentos para evitar a retenção de líquidos que melhoram a função intestinal, regulam a tireoide, melhoram o humor e regulam o metabolismo basal.
Entre estes medicamentos está a sibutramina, que é a mais antiga e a mais em conta. Ela regula a saciedade, mas tem o inconveniente de aumentar a pressão arterial e provocar constipação intestinal. Existem também os ansiolíticos e antidepressivos que ajudam a perder peso, como a Fluoxetina, Sertralina, Topiramato e Bupropiona.
Os moderadores de apetite oral mais modernos são: Concerta, Venvanse e Rybelsus e temos os emagrecedores injetáveis como: Victoza, Saxenda, Ozempic e Semaglutida, que são de última geração.
Existem ainda emagrecedores que diminuem a absorção de gordura como o Orlistate e medicamentos que diminuem a absorção de glicose dos alimentos como Metformina. Há ainda outra proposta terapêutica que envolve medicação dos fitoterápicos como Zembrin, Cyanotis Vaga, Garcinia Cambogia e outros.
Enfim, tratar o obeso é fazer com que ele perca o corpo por fora e cresça por dentro, melhorando sua autoestima e obtendo qualidade de vida. O tratamento engloba o endocrinologista, nutricionista, psicólogo e preparador físico para que o resultado seja completo.
Dr. Ayres Dumont de Paiva Borges
clínico /endocrinologista
Daniel Nacati Assessor de Comunicação / Unimed Araxá
(34) 9.8893-8809