A crescente população em situação de rua é o retrato mais cruel da miséria social que se aprofunda em diversos ramos da esfera pública. O atual estado é a consequência de uma reação em cadeia que relaciona os altos índices de desemprego, rebaixamento salarial, uso de drogas, abusos e violência. O aumento no número de moradores de rua é um fato alarmante e que pede por uma maior atenção por parte de nossos governantes, para que essas pessoas tenham a chance de viver com dignidade.
https://www.youtube.com/watch?v=tgZ8lYMKq6Y
Nesta semana ouvimos alguns moradores de rua que vivem em Araxá. Falamos com os senhores Dalmácio e Rogério, que estão à procura de emprego na cidade. Ambos fazem questão de expor que não têm envolvimento com drogas ou qualquer atividade ilícita e que, embora não possuam comportamento violento, sentem na pele a difícil tarefa de viver em situação de rua, carregando o estereótipo marginalizado.
Pessoas em situação de rua não querem se tornar mártires, apenas buscam as mesmas oportunidades. São seres humanos que querem moradia, trabalho, saúde, lazer e respeito.
Jornal A Voz de de Araxá – Jornal do Povo!