Cantores e músicos nacionais e internacionais sobem ao palco no nono dia do festival
Diego Figueiredo, Synia Carroll, Leo Gandelman e Chuchito Valdes são largamente conhecidos no mundo da música pela qualidade do som que produzem. “Se contarmos, são mais de 15 indicações ao Grammy. É algo maravilhoso poder juntar grandes nomes da música instrumental no palco do FestNatal. É um presente para a cidade e para o Brasil”, conta Diego Figueiredo.
Neste sábado, Diego recebe no palco o saxofonista Leo Gandelman e a cantora americana Synia Carroll (Lei de Incentivo à Cultura), uma referência mundial no jazz. “É a minha primeira vez no Brasil. Eu estou muito feliz e quero ver todos no FestNatal que tem entrada gratuita e é onde você pode ouvir música de qualidade. Vamos ser felizes juntos!”, convida Synia.
A noite segue com uma programação internacional, desta vez com uma apresentação solo do pianista cubano Chuchuito Valdés (Lei de Incentivo à Cultura). “É minha primeira vez no Brasil e estou muito feliz. A música brasileira e a cubana estão muito ligadas. Elas são espirituais, têm muitos sentimentos, ritmos diferentes. São duas potências mundiais”, comenta.
Muito mais
O sábado tem muito mais que música. Outra atração que promete animar o fim de semana é a peça “O Rei Leão” (Lei de Incentivo à Cultura), que será apresentada a partir das 18h. “O filme Rei Leão é um clássico. Nosso elenco é formado por artistas entre 27 e 32 anos e todos nós tivemos essa história muito forte na nossa infância”, conta o produtor e ator Bernardo Rocha.
Para Bernardo, a história atravessa gerações em função das inúmeras lições que apresenta em seu enredo. “Acredito que a vontade dos pais em passar para frente esse conto, se dá pela mensagem do filme que reforça o sentimento da amizade, a importância de encarar a sua história, a sua jornada, lembrar de onde você veio, dos seus valores, para que isso te ajude a não te desestabilizar na construção do seu futuro”, comenta.
Na programação extra do FestNatal às 22h30 tem Alan Tannus Trio. “Esse show é um encontro de amigos. Eu, o Alessandro Bezz na percussão e o Rogerinho no baixo. Vamos fazer uma pegada mais pop, alguma coisa de MPB dos anos 80 e 90”, diz o músico Alan Tannus.
A noite será encerrada com a banda Jhonny Go!. “Somos um Power trio com dois vocalistas, Guilherme Simões (baixo e vocal), Gabriel Costa (guitarra e vocal) e Ricardo Rezende(bateria). Para o set deste sábado teremos grandes clássicos do rock internacional das décadas de 70 e 80”, diz Gabriel Costa.
Para a banda tocar no FestNatal é uma responsabilidade. “Estamos honrados por sermos convidados novamente para o FestNatal, um evento que se tornou um marco em nossa cidade, unindo todas as idades para celebrar a música e a cultura, e para nós, da Johnny Go!, é uma alegria fazer parte dessa tradição”, conta.
Programação
16/12 SÁBADO
18h – Teatro “O Rei Leão”
19h – Casinha do Papai Noel
20h – Oficina com Tom Lima
20h30 – Alan Tannus Trio
21h30 – Diego Figueiredo convida Synia Carroll e Leo Gandelman
22h30 – Pianista cubano Chuchito Valdés
23h – Jhonny Go
17/12 DOMINGO
19h – Bêjazz Street Band
19h – Casinha do Papai Noel
20h – Oficina de contação de histórias com Letícia Boaventura
20h30 – Os Arachás
22h – Banda Venosa
Sextou no FestNatal
Nesta sexta-feira (15) crianças e adultos foram convidados a participar de uma Oficina de Fantoches (Lei de Incentivo à Cultura). Usando tecido TNT e EVA, todos usaram a imaginação para criar personagens, colorindo e desenhando com canetinha. “O fantoche é muito divertido. A gente pode fazer, desenhar e enfeitar do jeito que a gente quiser”, diz Ana Júlia, de 8 anos.
Para a oficineira Kemely Hemillay Borges Leão o trabalho com os personagens é sempre muito rico. “O fantoche eleva a imaginação. A criança vai poder imaginar vários personagens, viver outras vidas e se reconhecer nelas”, comenta.
Além da oficina, a noite foi marcada pelo encontro, no palco central, de gigantes da música. Diego Figueiredo, Chuchito Valdés e Hamilton de Holanda (Lei de Incentivo à Cultura) fizeram uma apresentação histórica. “É um momento do ano em que todo mundo está mais sensível e isso cria um ambiente afetivo. As pessoas estão de peito aberto, a gente também e isso é fantástico”, diz Hamilton.
A programação extra trouxe as apresentações de Maia Gêmeos e da banda Latitude 19.
Para todos
O FestNatal Araxá oferece acessibilidade em toda a sua programação. As atividades do palco têm tradução simultânea em Libras. A estrutura física foi pensada para garantir que pessoas que utilizam cadeiras de roda ou tenham outras necessidades especiais de locomoção possam transitar em todos os espaços.
A organização do evento também oferece o atendimento personalizado para pessoas com deficiência visual, que devem solicitar audiodescrição com antecedência.
FestNatal Araxá
O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano o evento ocorre entre os dias 8 e 23 de dezembro no Expominas Araxá com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais.
O FestNatal Araxá tem a apresentação do Ministério da Cultura e da CBMM. É realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio Master da CBMM. Tem o patrocínio de Zema Seguros, Bem Brasil, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da ACIA Araxá, Sicoob Crediara, Prefeitura Municipal de Araxá e Condor Eventos. Uma realização da Fundação Cultural Acia e Ministério da Cultura do Governo Federal.
Serviço
FestNatal Araxá
Data: de 8 a 23/12
Local: Expominas Araxá
Entrada gratuita
|
|
|