Um Pouco da Nossa História
Além de se constituir em uma opção de lazer, o turismo é uma atividade que contribui para o desenvolvimento econômico dos setores que a exploram.
E Araxá, como cidade turística, tinha seus espaços turísticos bastante limitados, restringindo-se quase que somente às oportunidades oferecidas pelo Barreiro e pelo Grande Hotel que, pelos custos elevados, eram inacessíveis às camadas populares.
Nesse sentido, a Administração Municipal Prefeito Aracely de Paula procurou desenvolver um programa de criação de ambientes turísticos, conciliando as edificações com o ambiente natural e de forma a permitir o acesso das famílias araxaenses, sobretudo daquelas advindas da periferia urbana.
Uma das ações desse programa foi a implantação do Parque do Cristo Redentor, em ponto estratégico, no alto do bairro Santa Rita.
Nesse local, já existia uma imagem do Cristo Redentor ali colocada no dia 30 de dezembro de 1965, pelo Prefeito Domingos Santos.
O Parque do Cristo, hoje importante ponto de atração turística de Araxá, foi construído para ser o ponto de encontro da família araxaense, com áreas de lazer e de recreação, com um traçado em linhas modernas e com estruturas de concreto que elevaram a imagem e a circundam.
Projetado para o acesso das camadas populares, oferecia restaurante, espaços para feiras de artesanato e churrasqueiras, minizoológico, playground, estacionamentos, dentre outros.
O acesso de pedestres ao local pode ser feito por uma escadaria que tem seu início na Avenida do Contorno (trecho posteriormente denominado avenida Dâmaso Drummond), na confluência com a rua Padre Anchieta. Essa escadaria, além de servir de acesso, integra o Parque à cidade.
E a Av. Washington Barcelos ,no bairro Santa Rita, também foi remodelada para o tráfego de veículos.